Seja bem-vindo a mais um artigo TecGauss.
Aqui você vai encontrar as diferenças entre os tipos de vávlulas EGR, como elas funcionam e um pouco de curiosidades sobre esse componente.
A válvula EGR foi inventada em 1963, mas apareceu no Brasil bem mais tarde, só no final dos anos 80.

A função dela é fazer com que parte dos gases de escapamento retorne para dentro da câmara de combustão, e isso serve como um controle da temperatura dentro do motor. Nos motores a combustão, a cabeça do pistão pode passar dos 1350 graus celsius, e por ser uma temperatura muito alta e uma mistura rica, é nessa hora que a válvula EGR entra em ação.

Uma curiosidade: Nos veículos mais antigos, não se tinha um controle preciso dessa válvula, bastava o motor chegar em uma determinada rotação que a EGR abria e liberava os gases.
Já nos veículos mais novos, são os sensores que fazem a central controlar o melhor momento de acionamento.
- A totalmente mecânica, que é acionada pelo vácuo do motor;

- A mecânica, mas que também controla eletronicamente a passagem do vácuo.

- E a mais recente, a válvula EGR totalmente eletrônica. Ela possui um motor que abre e fecha a passagem dos gases de escape para o coletor de admissão, junto de um sensor que verifica a posição da válvula e permite um maior controle do sistema.

Mas você deve estar pensando: “o gás do escapamento é quente, como isso vai ajudar a abaixar a temperatura do motor?”
Bem, os gases do escapamento aquecido podem chegar aos 800° celsius, e isso já é suficiente para controlar a temperatura, visto que o pistão pode passar dos 1.300° graus, são 200° graus a menos, e isso já faz uma boa diferença.


Outra ponto para se observar, ao admitir os gases de escape entra menos oxigênio, que produz uma queima menor e diminui a temperatura do motor. Alguns modelos de veículos contam ainda com um radiador, que ajuda a resfriar os gases antes de retornar para o coletor de admissão.

Radiador válvula EGR
Além de tudo isso a válvula EGR tem mais uma função, que é doar calor na fase fria do motor. Com o motor sendo aquecido mais rápido, ela também ajuda a economizar combustível.

A válvula EGR provoca uma maior carbonização do sistema, por isso é muito importante realizar a limpeza regularmente.
No dia a dia, naquele anda e para da cidade, ela atua com maior frequência no motor. Já em rodovias, ela tem uma atuação menor, o que ajuda a não carbonizar tanto o sistema.


Se o seu veículo está falhando na troca de marcha, principalmente da 1ª para 2ª ou quando vai arrancar, pode ser que a EGR esteja com problema.

E fique atento, muitas vezes quando o scanner acusar defeito na válvula EGR, o problema pode estar também em outros componentes, como o controlador da EGR ou sensor MAF, por isso faça uma análise criteriosa.

Confira todo o nosso portfólio em nosso site, e conheça todos os modelos disponíveis.

Gostou do conteúdo? Então inscreva-se aqui em nosso canal e fique por dentro de todos os nossos vídeos técnicos e informativos.
Está com dúvida ou precisa de ajuda com algum dos nossos produtos? Entre em contato com o nosso suporte técnico, estamos aqui para ajudá-lo.