Gauss

Como testar alternador que não tem regulador?

Neste artigo nós vamos falar sobre os alternadores que possuem um sistema de carga em que o regulador de tensão é integrado á central do veículo, ou seja não tem o regulador junto ao alternador, como por exemplo os de alguns veículos da Chrysler, Dodge, Jeep e Fiat.

Mas se o regulador não fica no alternador, o que seria essa peça então?

alternador que não tem regulador

Fisicamente é muito parecida com um regulador, mas na verdade ela é um porta escovas com um capacitor, e em alguns casos um resistor.

gd0007


Como faço para testar esses alternadores em bancada?

Para realizar os testes, primeiro com um multímetro devemos verificar se o capacitor e o resistor estão com seus valores corretos.

testando alternador que não tem reguladortestando alternador que não tem regulador

Também verificamos a resistência do rotor, lembrando sempre de desconsiderar a resistência do cabo do multímetro, e se ele não está em curto com a carcaça.

testando alternador que não tem reguladortestando alternador que não tem regulador

Aqui nos temos 2 modelos de alternador, um que utiliza o GA768. Uma das escovas é utilizada para o conector no terminal DF e a outra já está ligada ao negativo do alternador, ou seja, ele é de campo negativo.

alternador que não tem reguladorga768ga768

Esse outro utiliza o GA902, nele as 2 escovas vão para o conector, uma vai para o terminal DF e a outra para o terminal IG. Que para esse teste podemos ligar ao negativo da bateria.

testando alternador que não tem reguladorga902ga902

Se tudo estiver correto podemos testar o alternador com carga em bancada, e para isso precisamos alimentar o alternador com o sinal de um regulador. Podemos utilizar, por exemplo, GA058R que é um regulador bem simples e tem proteção contra curto.

testando alternador que não tem reguladorga058r

Ele precisa de um negativo na carcaça, o terminal DF é a saída do regulador e devemos ligar no DF do alternador.

testando alternador que não tem reguladortestando alternador que não tem regulador

Já o terminal D+ vamos ligar ao positivo da bateria, mas somente depois que o alternador estiver girando, pois se ligarmos com ele parado, a corrente de campo será alta.

testando alternador que não tem reguladortentando alternador na bancada

Com esse regulador ele deve carregar com 14,5V, e podemos aplicar uma carga.

testando alternador que não tem regulador

Agora se o alternador for de campo positivo, ou seja, uma das escovas já está ligada ao positivo da bateria, você pode utilizar o GA003 para o teste.

ga003

Pronto, agora você já sabe como testar com carga um alternador que o regulador fica na central.

E uma coisa muito importante, esse teste é somente para verificar se está tudo bem com o alternador, ele não substitui o regulador do veiculo.

Assista ao vídeo do teste completo em nosso canal, acesse aqui para ver todos os nossos conteúdos.

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