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Como funciona o sistema turbo?

Atualmente, cada vez mais as montadoras estão deixando de lado o sistema aspirado e fabricando carros turbos. Então vamos entender o funcionamento desse sistema e algumas curiosidades também.

Antes da gente começar a falar sobre o turbo, vamos mostrar as partes que compõe esse sistema:

Caixa quente ou turbina.

Caixa quente ou turbina


Rotor da turbina.

Rotor da turbina


Eixo de rotores.

Eixo de rotores


Caixa fria ou compressor.

Caixa fria ou compressor


Rotor do compressor.

Rotor do compressor


Saída para escapamento.

Saída para escapamento


Entrada de ar ambiente

Entrada de ar ambiente


Coletores de Admissão e de escapamento.

Coletores de Admissão e de escapamento.


Intercooler.

Intercooler


E as válvulas de alívio.

válvulas de alívio


Válvulas de prioridade.

Válvulas de prioridade

O grande barato do turbo é a fonte de energia que ele utiliza para poder funcionar. Sabe todos aqueles gases resultantes da queima da mistura ar/combustível que são diretamente jogados fora pelo escapamento nos carros aspirados? São esses gases a fonte de energia do sistema turbo.

Através do coletor de escapamento, a turbina recebe esses gases que passam através de um rotor que está dentro da turbina . Ao girar o rotor da turbina, o rotor do compressor passa a girar também, afinal eles estão conectados por um mesmo eixo, e após passar pelo rotor, os gases vão para a saída do escapamento.

funcionamento do turbo

Com o movimento do rotor do compressor, ele suga o ar ambiente através de uma entrada e envia esse ar pressurizado para o coletor de admissão, que antes passa pelo intercooler para resfriar o ar e deixar ele mais denso.

funcionamento do turbo

Com mais ar entrando nos pistões, entram também mais moléculas de oxigênio, o que permite a entrada de mais combustível e, consequentemente fazendo com que aconteça uma explosão mais forte, gerando assim, mais potência para o veículo.

funcionamento do turbo

Mas agora você deve estar pensando, então com certeza esse sistema gasta mais combustível. E a resposta é... NÃO!

Com o sistema turbo é possível ter um controle mais eficiente do acelerador, afinal, pisando menos eu ainda consigo ter uma resposta e um desempenho excelente, algo que acontece com os motores downsizing.

E o "espirro" do turbo?

Outra dúvida que você deve estar pensando, é aquele barulho que os carros turbos fazem, o famoso “espirro”. Sabe como e por que ele acontece?

Não citamos anteriormente, mas existem dois componente que fazem parte do sistema, a válvula de alívio ou wastegate, e a válvula de prioridade ou válvula blow-off.

A válvula de alívio fica instalada no coletor do escape, e seu principal objetivo é evitar que o rotor da turbina gire rápido demais o que provocaria mais ar no motor. E muita pressão pode danificar o conjunto.

O funcionamento é relativamente simples: Quando o fluxo de gases atinge o máximo regulado pelo sistema, a válvula se abre, fazendo que parte dos gases não passe pela turbina, e seja enviado diretamente para o escape.

funcionamento do turbo

Já a válvula de prioridade, vai instalada no coletor de admissão ou nas mangueiras de admissão do turbo. Ela atua no momento em que o motorista tira o pé do acelerador. Nesse momento a pressão do ar dentro do sistema continua aumentando. A válvula detecta esse aumento e se abre, liberando o ar para fora e é nesse momento que acontece o famoso espirro.

funcionamento do turbo

"Mas o meu carro é com sistema turbo original de fábrica e não faz o espirro." Nesse caso o sistema é retroalimentado. A válvula de prioridade é integrada e em vez dela jogar os gases para a atmosfera, que causa o espirro, ele joga na entrada da caixa fria.

Agora você já sabe o funcionamento do turbo e algumas curiosidades dele também.

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